Tudo acontece em Brasília
GDF investe na reforma de calçadas em várias regiões administrativas

GDF investe na reforma de calçadas em várias regiões administrativas

Ver Original
Calçadas da Asa Norte foram reformadas | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Para dar mais acessibilidade e mobilidade urbana à população do Distrito Federal, o governo local investe na reforma de calçadas espalhadas pelas regiões administrativas. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a manutenção não era feita desde 2012. A previsão de custo para os reparos é de pelo menos R$ 23 milhões, provenientes do GDF e de emendas parlamentares.

Entre as cidades que receberam a restauração estão Mangueiral, Plano Piloto e São Sebastião. As calçadas das regiões de Águas Claras, Ceilândia Plano Piloto e Recanto das Emas estão sendo reformadas. Há previsão para que Brazlândia, Samambaia e Santa Maria também sejam contempladas com a manutenção. Nas outras cidades, as Regiões Administrativas estão colhendo informações de onde é necessário fazer a restauração para que a Novacap execute a ação.

Diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho, afirma que a manutenção nas calçadas serão constantes. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O diretor de Urbanização da Companhia, Luciano Carvalho, alerta que é muito importante a população procurar a administração regional do local onde mora para pedir a reforma. “São eles que estão no dia a dia da cidade e sabem os pontos que precisam desse serviço”, explica. Os endereços e telefones dos órgãos podem ser acessados pelo site do GDF. 

Carvalho acrescenta que em muitos lugares não existem calçadas ou elas estão em situação precária, O diretor diz ainda que a intenção do governo local é de que a reforma seja constante. “Principalmente quem utiliza o transporte coletivo precisa de qualidade para se locomover sem correr risco de se acidentar.”

Moradores

Morador da 206 Norte, o corretor Anderson Leôncio destacou que a obra foi concluída rapidamente e o visual impactou quem frequenta o local. “Ficou bem melhor porque estava tudo quebrado. Para caminhar estava uma sujeira e bem desnivelado. A obra terminou numa velocidade bacana. Eu costumo caminhar com meu cachorro aqui de manhã ou à noite e facilitou bastante a movimentação interna na quadra”, aponta.

“Esteticamente ficou muito bom. Isso faz diferença. Todos que conhecem a quadra batem o olho e na hora reparam que o piso foi trocado. Agora dá até para correr”, acrescenta. 

Anderson Leôncio destacou que a obra foi concluída rapidamente e o visual impactou quem frequenta o local. Foto: Lúcio Bernado / Agência Brasília

Faxineiro de um dos blocos da quadra, Vandeilson Pereira dos Reis também elogiou as mudanças. Ele trabalha há cinco anos na região e não lembra de o espaço ter sido reformado. “Ficou ótimo. Os moradores estão saindo mais de suas casas. Sempre fiz a limpeza mesmo com a calçada quebrada, mas agora ficou bem melhor. Facilita nosso trabalho e a quadra fica mais bonita”, conta enquanto varria um trecho da calçada reformada próximo ao Eixo Norte.

Faxineiro de um dos blocos da quadra, Vandeilson Pereira dos Reis também elogiou as mudanças | Foto: Lúcio Bernado / Agência Brasília

Diariamente, o aposentado José Valdez caminha pela quadra, seja para passeio ou tarefas familiares, como buscar a neta na escola. Morador da 206 Norte há 22 anos, ele conta que chegou a tropeçar algumas vezes no piso desnivelado.

“Essa obra é importante, antes não podíamos andar nem direito porque estava desnivelado. Quase cheguei a me acidentar. Essa mudança motiva porque podemos passear com as crianças. Essa quadra foi feita em 1979 e com o tempo as raízes fizeram as calçadas saltarem. Tenho uma vida ativa nas intermediações e assim está melhor”, pontua.

Confira como está o andamento das reformas nas calçadas: