A Capital de Todas as Tribos
O lado positivo do horário de verão

O lado positivo do horário de verão

Foto: Antônio Cruz/ABr


Há quem fale mal do horário de verão, afinal de contas, a mudança atinge toda a rotina diária. No entanto, dá para se tirar proveito desse período temporário. Pensando além da economia de energia gerada durante esses cinco meses, outros prazeres naturais podem ser facilmente contemplados nessa mesma época. Como por exemplo, trocar o engarrafamento do fim do dia (18h-19h) por uma rápida parada para apreciar o pôr do sol, ou até mesmo, aproveitar o clima ameno de fim de tarde e a claridade para dar aquela caminhada no parque depois do trabalho. 

Sarah Monteiro, 24 anos, aproveita a época para dar um gás a mais ao exercício durante a semana. "Eu costumo correr todo dia depois do trabalho aqui no Parque da Cidade, mas geralmente não dá para praticar por muito tempo, pois como corro sozinha, não acho seguro ficar até a noite por mais que seja movimentado. Com o horário de verão, eu saio do trabalho ainda com o sol quente no céu e dá pra estender o percurso até umas oito horas da noite", afirma. Além das práticas de exercícios, a mudança no relógio também deve atrair, no final do dia, um público maior nos pontos de lazer comunitário à beira lago como: o calçadão da Asa Norte, os decks do Lago Sul, entre outros. 

E para aqueles que queiram aproveitar essa uma hora a mais de sol  de maneira mais leve, listei quatro opções na cidade: 

Pontão 

Situado no Lago Sul, o Pontão é um dos pontos turísticos mais badalados de Brasília. Com uma bela vista do Lago Paranoá, o local atrai um público diverso. Os restaurantes com vista para o lago é uma boa pedida para aproveitar um Happy Hour após o trabalho e ainda curtir o pôr do sol em um dos cartões postais da cidade.

Hermida Dom Bosco

Também localizado no Lago Sul, na Estrada Parque Dom Bosco, a Ermida encanta e é particularmente um dos lugares mais bonitos para se apreciar um pôr do sol na capital federal. Porém, o espaço projetado por Oscar Niemeyer fica aberto ao público diariamente das 7h às 19h. Para quem estiver por perto, vale a pena dá uma paradinha lá. 

Calçadão da Asa Norte (Deck Asa Norte)

Situado perto da Ponte do Bragueto, o deck da Asa Norte tem ganhado cada vez mais frequentadores. De domingo a domingo é possível ver grupos reunidos à beira lago, seja caminhando, praticando esportes aquáticos ou apenas apreciando a vida em boas companhias. O local pode ser uma ótima pedida para quem quer evitar o engarrafamento do fim do dia na Ponte do Bragueto e subida do Colorado. 

Parque da Cidade

O Parque Dona Sarah Kubitschek, ou mais conhecido como Parque da Cidade, é um dos principais"points" para quem quer praticar esporte após o trabalho. Vôlei, patinação, corrida, entre outras modalidades se fundem no cenário verde do parque. Para quem quer dar àquela caminhada após o expediente e aproveitar a claridade do horário de verão, o lugar é uma ótima pedida. 

Existem outros lugares que podem ser melhores aproveitados nesse período, esses são só algumas opções. Quem poder compartilhar outros lugares/opções nos comentários, sintam-se a vontade.