• Domingo, 31/05/2020
  • Brasília, 15º C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

A vida no Gama - De Brasília


Foto: Setor Central do Gama - Nicolas Yuri / Wikipédia

O início de tudo

A região foi criada em dezembro de 1960 para abrigar imigrantes que vieram construir Brasília, estima-se que antes mesmo de sua criação, já havia aproximadamente 1000 habitantes residindo em sua área.

Em 1966, a cidade do Gama foi fundada para ser o abrigo de dezenas de famílias que residiam nas margens da barragem do Paranoá e apenas em 1989 é que a cidade foi reconhecida como uma Região Administrativa do Distrito Federal.

O Gama nos dias de hoje

A região do Gama ocupa uma área de aproximadamente 28 km² e possui uma população de, aproximadamente, 127 mil habitantes, segundo dados de 2015 da CODEPLAN.

É uma cidade considerada autossuficiente, pois possui os principais pontos de infraestrutura, como hospitais, escolas e delegacias.

Estima-se que existam 42 instituições de ensino, entre escolas, jardim de infância, centro de línguas e até um campus da Universidade de Brasília. Além de diversos cursos preparatórios e universidades particulares.

A saúde também é outro fator importante para a cidade, que possui cerca de 20 pontos de atendimento de saúde, entre hospitais e unidades básicas, bem como diversos consultórios e clínicas particulares. 

No quesito segurança pública, o Gama pode contar com duas delegacias, a 20º e a 14º Delegacia de Polícia, e com o 16º Grupamento de Bombeiro Militar, além de vários postos policial espalhado pelas ruas.

Outros dados relevantes: 

- a maior parte de sua população é composta por pessoas com a faixa etária entre 40 e 59 anos; 

- a maior parte dos moradores reside a mais de 25 anos na região;

- além dos nascidos no DF, o estado com maior representatividade é Minas Gerais; 

- o principal meio de transporte é o ônibus; 

- a maior parte da população é composta por pessoas que exercem atividade remunerada.

- há cerca de 25 mil domicílios urbanos na região.

Organização do Gama

Para compreender a organização da cidade, primeiro, é importante saber que ela é dividida entre área urbana e rural.

A cidade foi projetada e por esse motivo é bem organizada e dividida. Na área urbana, se olhar no mapa, verá que possui o formato de hexágono, que lembra uma colmeia. Essa parte é dividida em setores, que são: Norte, Sul, Leste, Oeste, Central e Industrial.

Os moradores gostam bastante da região e há até um ditado que existe desde a época de sua construção: “Quem ama mora no Gama”, que foi o slogan de uma construtora para vender imóveis na época. Esse ditado pegou e os habitantes se dizem satisfeitos e felizes por residir no Gama.

Gastronomia

Esse é um dos melhores pontos do Gama, a comida. Sabia que existem diversas pessoas que saem de outras regiões para se deliciar com as comidas do Gama?

Há dezenas de quiosques e estabelecimentos para você aproveitar variados tipos de comida, como crepes, sanduíches, pizzas, churrasquinhos, sorvetes e vários outros. Também vale a pena visitar os barzinhos, restaurantes e cafeterias espalhadas pela cidade.

Se você gosta de comer bem, no Gama vai ficar em dúvida entre as opções.

5 pontos importantes para o Gama

Podemos destacar cinco pontos importantes para a região, são eles:

Estádio Bezerrão

Estádio Bezerrão é o nome popular do Estádio Valmir Campelo Bezerra, que é um dos cartões postais da região. Ele foi construído em 1977 e tem capacidade para 20 mil pessoas.

O estádio pertence do Governo do DF e é onde o time do Gama realiza os treinos e onde diversas outras partidas entre times grandes é realizada.

O estádio já recebeu a final do campeonato brasileiro, em 2008 e o, mais recente, foi a final da Copa do Mundo sub-17. Ele também foi o campo de treino de seleções nas Olimpíadas de 2016 e Copa do Mundo de 2014.

Outro ponto importante é que, o estádio é conhecido internacionalmente como o primeiro estádio no padrão FIFA.

Engenho das Lages e Ponte Alta

Ambas as regiões cresceram muito nos últimos tempos. Trata-se de espaços rurais destinados a chácaras, sítios, granjas, fazendas, clubes, hotéis fazenda, córregos e cachoeiras.

O crescimento nessas áreas ocorreu por conta da expansão imobiliária que criou dezenas de condomínios e loteamentos. Muitas pessoas migraram para esses lugares em busca de uma vida mais tranquila longe dos grandes centros. 

Penitenciária Feminina do Distrito Federal – PFDF

Poucas pessoas sabem, mas é no Gama que está localizada a Penitenciária Feminina do DF, conhecida como colmeia. É um centro de detenção de segurança média e possui um tratamento de ressocialização para as detentas.

Há aulas de alfabetização e ensino básico, cursos, aulas de teatro, entre outras. Além de um espaço para grávidas e lactantes. 

Universidade de Brasília – Campus Gama

O campus da UnB do Gama teve o seu primeiro vestibular em 2008 e oferece vagas para os cursos de engenharia. Ele está localizado em uma área de 335 m² e é o terceiro campus da Universidade de Brasília. A unidade oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Após a inauguração desse campus, o Gama se tornou uma cidade muito procurada pelos estudantes, que modificou o comércio e estilo do local na redondeza. Estudantes saem de todos os cantos do DF para estudar lá.

Polo Econômico para cidades vizinhas

Estima-se que, diariamente, o Gama recebe 600 mil pessoas para realizar as mais diversas atividades, entre trabalhar, estudar e serviços básicos de saúde e, com isso, a região se tornou um grande polo econômico nessa área.

As cidades do entorno que mais se beneficiam de sua infraestrutura são: Santa Maria, Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto.

O Gama e região de entorno oferecem diversos atrativos. Você pode se aventurar pelas reservas ecológicas, hotéis fazenda, pesque e pague, parques, córregos, sítios, chácaras, cachoeiras e vários outros.

Você mora ou conhece algum ponto legal no Gama? Compartilha com a gente.


Facebook

Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br

De Brasilia- Matérias, Crônicas, Artigos e mais