• Sexta-Feira, 03/07/2020
  • Brasília, 27º C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

Como é a gastronomia de Brasília? - De Brasília

E como essa história começou?

O primeiro restaurante de Brasilia foi inaugurado em 1956 e era comandado pelo italiano Vitor Pelechia. Localizado no Núcleo Bandeirante, recebeu o nome de “Cidade Livre” em homenagem aos trabalhadores que estavam construindo a cidade. 

Também em 1956, chegou a Brasília o mineiro Calixto dos Santos que tinha a tarefa de alimentar os quase 2 mil homens que trabalhavam na barragem do Lago Paranoá. 

Ele instalou uma pequena guarita de madeira perto do muro de proteção do lago, para servir lanches e bebidas para quem sentisse fome. Juscelino Kubitschek passava por lá toda semana para fiscalizar a obra.

Anos após isso, em 1970, Calixto construiu um restaurante que se tornou a Churrascaria Paranoá, que funciona até hoje. O prato predileto do presidente Juscelino era o cordeiro assado na brasa, que continua no cardápio, as receitas de Calixto marcaram a culinária de Brasília.

 

Qual tipo de culinária encontro em Brasília?

Falando de comida, Brasília não deixa a desejar, a capital tem inúmeras opções de restaurantes que oferecem culinária de todas as regiões do Brasil e de diversos outros países. 

Você encontra pratos da cozinha mineira, nordestina e sulista com muita facilidade. A cozinha internacional também se popularizou bastante na cidade.



“Gourmetização” de Brasília

Nos últimos anos, Brasília “sofreu” o fenômeno da gourmetização, não apenas na gastronomia.  E o que isso quer dizer? Objetivamente, esse termo remete a algo que já existe, porém é readaptado de alguma forma, seja uma embalagem, nome ou formato. 

Para a gastronomia quer dizer que estão surgindo estabelecimentos com uma cara nova ou um formato novo em seu produto. O termo “Gourmet” é muito usado para valorizar um prato ou produto.

 

Abaixo segue uma lista com alguns alimentos que estão passando por essa transformação.

Os saborosos cachorros quentes

Quando se fala em hot dog com certeza você se lembra da família reunida ou daquela festa em que esse prato é indispensável. Brasília conseguiu elevar o conceito dessa iguaria. Hoje você não monta apenas com molho, milho e batata. Em alguns estabelecimentos, você usa a sua criatividade e monta conforme o seu gosto. É possível incluir molhos, queijos, bacon, atum, carne moída, linguiça, purê de batatas, frango filé mignon e várias outras coisas. 

Os novos hot dogs trazem uma ideia artesanal. Você já comeu um pão de leite ninho? Em Águas Claras é possível.  Batata palha, molhos e condimentos são produzidos de forma artesanal e com receita exclusiva, com o objetivo de oferecer um produto diferenciado do mercado e fidelizar os clientes.

São tantas opções que você gastaria mais de um mês para experimentar todos os hot dogs de Brasília.

As pipocas artesanais

Em Brasília, esqueça aquela pipoca do carrinho. Lá você vai poder colocar muitos toppings em sua pipoca: Leite ninho, leite condensado, chocolate em pó, canela, bacon, manteiga, azeite, alho, queijo...




Os churros recheados

Você se lembra do churros da rodoviária que custava 25 centavos? Era parada obrigatória quando você passava pela região central de Brasília. Hoje o conceito de churros evoluiu. 

Além do tradicional recheio de doce de leite ou chocolate, agora você pode montar o seu com dezenas de acompanhamentos e coberturas. Creme de avelã, chocolates coloridos, castanhas, chocolate granulado, coco, ovomaltine, canela e goiabada são algumas das opções.

 

Os hambúrgueres e sanduíches artesanais

Nos anos 2000 o que todo mundo que saia de um show ou evento pela madrugada adentro tinha em comum? Eles buscavam algum quiosque aberto para se esbaldar num X Tudo. Pontos como as barracas no início do Pistão Norte, em Taguatinga, eram muito famosos pelos amantes da noite.

Contudo, essa história mudou. Hoje o sanduíche não é somente algo que vai te salvar durante a fome na madrugada. Ele virou um dos alimentos mais consumidos pela população do nosso país, e é claro que não ficaria de fora de toda essa gourmetização.

Semelhantes aos hot dogs, os estabelecimentos estão investindo em criar suas matérias primas de forma artesanal, a fim de possuírem um diferencial e encantar seus ávidos clientes.

Em Brasília, você encontra centenas de lugares para apreciar um bom sanduíche, com carnes artesanais e muitas opções que farão você ficar em dúvida entre o que escolher. Não deixe de pesquisar e conhecer esses sabores. 

 

A alimentação natural e especial

Um destaque especial para a alimentação natural. Há pouco menos de 5 anos você não via tantos estabelecimentos de comida natural como vê hoje. A procura dos clientes por opções mais saudáveis aumentou bastante e isso fez com que os empreendedores investissem em novos estabelecimentos totalmente personalizados para esse público. 

Aqui entram também os estabelecimentos para veganos e vegetarianos e os alimentos sem glúten.

 

O paraíso dos sorvetes

E quem se lembra do “7 bolas de sorvete por 1 real”? O carro ainda passa, mas o que é importante saber é como esse alimento evoluiu. Você não toma mais uma bola naquele copinho de plástico, agora é um produto bem trabalhado. O sorvete virou uma das sobremesas mais amadas e desejadas de todo o mundo.

E em Brasília, há vários estabelecimentos em que você aprecia a deliciosa união de sabores e frescor deles. 

Muitas sorveterias e restaurantes criaram pratos exclusivos com o sorvete, alguns incluem bolos, petit gateau, picolés e tortas. Vale muito a pena pesquisar e conhecer alguns deles.  

Há opções light, sem lactose e naturais. Há o sorvete tailandês na chapa de hidrogênio, há os gelatos e há os sorvetes artesanais com baixa ou quase nenhuma gordura saturada.

Se você é um amante dessa delícia com certeza será muito feliz em Brasília. 

 

Qual é a melhor região para comer em Brasília?

Com a miscigenação da população, o Distrito Federal conta com todos os tipos de restaurante, desde os mais calmos até os mais badalados. Os migrantes de todas as regiões do Brasil influenciaram, e muito, nos sabores que encontramos na culinária local.

A área comercial da 404/405 Sul oferece as mais diversas opções e é muito conhecida por “Rua dos Restaurantes”. A 201/202 Sul e a 213/214 Norte também são bastante famosas.

 O Pontão do Lago Sul e a orla da Ponte JK são conhecidos por suas vistas de tirar o folêgo e restaurantes com comidas de dar água na boca. Se você vai comemorar uma data especial, lá é uma ótima opção. A Vila Planalto também é um excelente lugar para experimentar a gastronomia regional.

 

A cada dia, mais jovens empreendedores estão apostando em negócios diferenciados e sofisticados, investindo em alta gastronomia e internacionalização. Para os amantes da boa gastronomia, Brasília é o lugar ideal.


Facebook

Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br

De Brasilia- Matérias, Crônicas, Artigos e mais